quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Mundial da Música

Hoje, dia 1 de Outubro, é dia mundial da música.

Essa arte que de que Santa Cecília é patrona e Euterpe a musa.
Rousseau considerou a música foi a primeira linguagem humana e Messien considerou-a uma linguagem divina. Nietzche referiu a fundamentalidade da música no quotidiano.

A música exalta nascimentos, lamenta a morte, celebra jogos, louva o divino, dá ritmo ao trabalho e enaltece o amor. É um elemento fértil e rico em estímulos intelectuais e emocionais que contradiz os que pensam ser uma arte estéril e com o fim em sim mesmo, um passatempo dos ricos e dos ociosos.

A mim acompanha-me o “laschia quio pianga” ou Marisa Monte nos lamentos e recordo doces momentos em que ouvi Bach a comer Foie Gras e a beber vinho tinto. Choro ao sentir os primeiros acordes da Abertura da “Força do Destino” e quero dançar no meio do cinema, com a Meryl Streep. Arrepia-me o hino, fazendo-me sentir mais português e lembrar uma noite em S. Carlos, sinto-me mais jovem e ébrio com sons simples e letras de gosto duvidoso.
Amei ao som da “Traviata” e o corpo em luxúria enquanto passavam as Quatro Estações. Fui amado quando me dedicavam árias e desejado em sons electrónicos...

Vou ouvir música hoje… Sentir-me vivo…

Sem comentários:

Enviar um comentário