terça-feira, 23 de março de 2010

Vício ou a necessidade de uma venda


Nos tempos idos, ou não assim tanto, os que iam sofrer a pena da morte eram vendados. E se a pena era letal e muitas vezes lenta e dolorosa, não seriam vendados para serem poupados a algum sofrimento extra. Poupado seria o carrasco. Poupado de ver os olhos da vítima e ficar viciado no terminal olhar, transformando assim de um instrumento de punição a um eventual elemento a punir.

O W, Benjamim disse que a obra de arte nos devolvia o olhar. E nesta troca e baldroca de olhares eu fiquei viciado. Sim, assumo que sou viciado em arte, em cultura. Só isso pode justificar o sem número de espectáculos, exposições e demais experiências culturais que tenho tido ultimamente. Dança, música, cinema, pintura, arquitectura…

E como não quero ser tal Édipo, e mutilar os meus olhos, vou tentando procurar satisfazer este meu vicio…

Sem comentários:

Enviar um comentário